curso teórico para piloto privadO
* É o profissional habilitado a voar aeronaves sem remuneração.
* Pré requisitos: Idade mínima: 17 anos para iniciar o curso teórico ou 18 anos para obter a habilitação;
Escolaridade: 1º Grau completo ou superior;
Instrução prática: Certificado de Saúde de 2ª Classe.
* Documentação necessária: Código Anac, Cópia de: Identidade, CPF, Titulo de Eleitor, Comprovante de Residência, Certificado de Reservista para sexo masculino, Certificado de conclusão do 1º Grau ( somente o certificado de conclusão do 1º grau necessita de cópia autenticada ), Exame Médico (CMA) – realizado em clínica credenciada e 2 fotos 3X4.
* Parte Teórica: Aulas de 2ª feira a 6ª feira - Período: manhã, tarde ou noite Duração: 2 meses
Aulas aos sábados - Período: manhã e tarde (integral) Duração: 5 meses
Escala personalizada para tripulantes.
* Disciplinas: Regulamento de Tráfego Aéreo, Meteorologia, Navegação Aérea, Teoria de Voo e Conhecimentos Técnicos de Aeronaves.
* Parte Prática: Necessário 40 horas de voo para piloto privado de helicóptero.
1ª Etapa: A matrícula no curso de piloto privado e exame médico
A primeira etapa para se tornar um piloto privado consiste na realização da matrícula na Paiva Aviation e solicitação da carta de apresentação para a realização do exame médico 2ª classe.
Este exame é feito para obter o Certificado Médico Aeronáutico (CMA) que é necessário para iniciar o curso. Você poderá obter o certificado realizando os exames clinicas credenciadas pela ANAC. Acesse o site de nosso parceiro CMA TIJUCA e agende seu exame.
2ª Etapa: Realização do curso teórico para piloto privado
A segunda etapa para se tornar um piloto privado é a realização do curso teórico que dura aproximadamente 2 meses. Veja a seguir as matérias abordadas no curso teórico para piloto privado:
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Conhecimentos Técnicos
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Meteorologia
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Teoria de Voo
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Navegação Aérea
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Regulamentos de Tráfego Aéreo
3ª Etapa: Realização do Exame aplicado pela ANAC
Após a conclusão do curso teórico, os estudantes deverão realizar um exame elaborado e aplicado pela ANAC, que será a terceira etapa necessária para se tornar um piloto privado. Este exame é composto por 100 questões, sendo 20 de cada matéria vista no curso teórico das quais o candidato precisa acertar 70% de cada matéria para obter o certificado de aprovação.
4º Etapa: Realização de aulas práticas de Piloto Privado
Após a conclusão e aprovação no curso teórico, o aluno estará apto a dar inicio a etapa prática do curso.
O curso prático para piloto privado consiste em horas de voo. O número de horas varia de acordo com cada escola, mas é algo em torno de 35 e 40 horas.
Caso o aluno seja habilitado para pilotar avião ou habilitado para pilotar Planador, o total de horas de voo da prática de voo poderá ser reduzida , conforme as normas da RBAC 61.
Em seguida, deverá realizar um voo de avaliação, que será monitorado por um examinador credenciado pela ANAC.
Após serem aprovados na etapa prática, os candidatos se tornarão pilotos privados. Ou seja, terão a licença para pilotar apenas aeronaves para uso particular sem fins lucrativos.
A carreira de piloto Privado
Ser piloto privado é uma oportunidade para iniciar e futuramente evoluir na tão desejada e glamorosa profissão de piloto de helicópteros.
É claro que, para ser piloto comercial terá que fazer mais alguns cursos , porém, se não for piloto privado, não poderá dar inicio a essa jornada. Ou seja, é o primeiro passo e o mais importante na carreira de piloto.
E para quem tem a possibilidade de ter o seu próprio helicóptero, poderá pilotá-lo. O piloto privado não pode ser remunerado, nem pilotar táxi aéreo, trabalhar em aviação executiva ou ter registro em carteira como piloto de helicóptero.
No entanto, pode voar aeronaves particulares para acumular horas de voo como piloto em comando, e no futuro avançar na carreira fazendo outros cursos na área.
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