PILOTO DE LINHA AÉREA
Este curso prepara o aluno para a prova teórica para Piloto de Linha Aérea, a qual companhias aéreas tem como requisito para se candidatar.
Curso teórico: Durante o curso teórico, o aluno terá acesso a informações importantes para ter o conhecimento necessário para comandar uma aeronave com segurança. Serão ministradas as seguintes disciplinas:
– O Piloto de Linha Aérea-Avião – Palestra introdutória
– A Aviação Civil
– Direito Aeronáutico
– Segurança para Proteção da Aviação Civil contra Atos de Interferência Ilícita
– Prevenção de Acidentes Aeronáuticos
– Teoria de Voo de Alta Velocidade
– Peso e Balanceamento
– Performance e Planejamento de Voo
– Meteorologia
– Tráfego Aéreo
– Relacionamento Interpessoal
– Administração Organizacional
– Liderança e Processo Decisório
– Administração de Recursos na Cabine de Comando
O aluno será avaliado em todas as disciplinas através de provas e trabalhos escritos .
O curso tem duração aproximada de 2 meses.
* Uma das maiores curiosidades que cercam o mundo da aviação é sobre o universo dos pilotos. O que fazer para chegar a essa profissão tão importante? Quanto tempo é necessário para poder pilotar um avião comercial? Quais os cursos devo fazer?
A resposta mais direta para essas perguntas seria dedicação. Até se tornar um piloto da aviação comercial regular, podendo atuar em voos domésticos e internacionais de companhias aéreas, os aspirantes passam por um extenso processo de formação teórica, prática e por avaliações técnicas, físicas, psicomotoras, psicológicas e linguísticas.
O treinamento, de fato, é rigoroso. Exige muita responsabilidade, concentração, capacidade de trabalhar sobre pressão, ser apto a mudanças operacionais, comprometimento e disciplina. É de fundamental importância, ainda, que o profissional tenha um compromisso com a segurança e se dedique constantemente aos estudos e treinamentos.
A formação para pilotos inclui a obtenção de certificações, licenças e habilitações por meio de provas e exames teóricos e práticos, em simuladores e em voo, como explicado em cada curso em nossa página. Ao longo da carreira, os pilotos passam ainda por requalificações e revalidações periódicas.
Onde começar : Um aspirante a piloto pode iniciar sua trajetória em aeroclubes, escolas de aviação ou se dar na carreira militar. Em geral, a trajetória evolui da obtenção da certificação de Piloto Privado (PP), Piloto Comercial (PC), até chegar a Piloto de Linha Aérea (PLA). Para cada um desses estágios é necessário atender a requisitos de idade, escolaridade, conhecimento, experiência, instrução de voo e aptidão psicofísica e psicomotora.
O passo inicial é tirar a carteira de Piloto Privado (PP). Para isso, é preciso:
-
Passar em uma prova teórica na ANAC, para a qual é possível fazer um curso ou estudar sozinho.
-
Iniciar as horas de voo em um aeroclube ou escola de pilotagem.
-
Depois de 40 horas de voo, o candidato poderá fazer nova prova da ANAC e, caso seja aprovado, tirar a Carteira de Habilitação Técnica (CHT) específica.
De posse da carteira de habilitação técnica, o segundo passo é tirar a carteira de Piloto Comercial (PC). Para tal, o candidato deve:
-
Realizar no mínimo mais 110 horas de voo, das quais 60 têm de ser “navegações” (voo por instrumentos, com no mínimo 40 milhas de distância).
-
Fazer outra prova na ANAC para obter a CHT como PC.
-
Depois de formado, para conseguir lugar em uma grande companhia é necessário:
-
Inglês, com proficiência nível 4. (Prova ICAO)
-
Categoria de CHT como piloto “Multimotor”, para o qual o novo piloto deve fazer um curso específico. Isso acontece porque tanto no nível piloto privado como no piloto comercial, o novo piloto comanda apenas aeronaves monomotoras.
-
Experiência de voo: grandes empresas chegam a exigir que os candidatos tenham pelo menos 500 horas de voo para participar do processo de seleção.
Entre em contato:
Whatsapp: +55 21 97941-8117
E-mail: paivaaviation@hotmail.com