Tem uma situação que poucos conhecem sobre o CMA para Piloto privado...
Normalmente quando o aluno vai fazer os exames de CMA, é indicado que ele faça o de segunda classe.
O fato é que existe a possibilidade de fazer direto o exame de primeira classe e ainda economizar no final das contas...
Eu explico como!
Quak é a diferença do exame de segunda classe pro exame de primeira classe?
O exame de segunda classe... ele tem 5 anos de validade, porém, esse exame de segunda classe permite você apenas voar aeronaves para que seja Piloto privado e não piloto Comercial.
Ou seja, é um exame médico somente para Piloto privado. Até aí beleza.
E por conta disso ele não é tão exigente quanto o exame médico
de primeira classe que o pessoal do Piloto comercial faz.
Só que aí é onde que existe um pano preto que eu vou desvendar pra você.
Existe a possibilidade de você fazer o exame de primeira classe direto.
Essa é inclusive uma orientação minha.
O exame de primeira classe ele tem validade de 01 ano.
Mas, qual que é a diferença ou a vantagem de fazer o exame médico sendo que ele vale 01 ano só?
O exame médico de primeira classe, ele é mais rigoroso. Isso porque ele te dá a oportunidade de você ser Piloto comercial ou ter um exame médico de Piloto comercial pra você poder ser remunerado lá na frente.
A diferença é que pra você Pilotar o comercial você vai precisar desse exame médico de primeira classe de qualquer forma...
Ou seja, para que você vai fazer um exame que tem duração de segunda classe, que só pode voar Piloto privado que tem duração de 05 anos, e você depois, você vai ter que fazer a renovação de 5 em 5 anos....
Sendo que você pode fazer um exame de Piloto comercial que é o CMA de primeira classe com duração de 01 ano, um exame mais específico e que permite você a voar também no Piloto privado?
Em resumo, o exame de primeira classe pode te dar a licença tanto para Piloto Privado quanto para piloto comercial.
A vantagem de fazer o exame de primeira classe direto
Se você fizer o exame médico de segunda classe você vai pagar em torno de Mil e cem reais para os exames médicos, exame médico completo, tá?
Claro que para quem tem plano de saúde, esse valor reduz, porque aí, alguns exames de cardiologia, oftalmologia, odontologia, você pode levar e abater no valor do exame.
Então, você paga um valor mais acessível caso você tenha plano de saúde e faça esses exames por fora.
Seguindo a explicação da vantagem de fazer o exame de primeira classe e não o exame de segunda classe...
O Exame de primeira classe também tem o mesmo valor: Mil e cem reais...
Se você fizer o exame de primeira classe a nossa parceira CMA Tijuca, ela credencia você pro exame de primeira classe e ela lança no sistema pra você já o de segunda classe também, ou seja, você paga em torno desse valor de Mil e cem reais.
Claro que esse é o preço vigorado hoje em dia, e pode ser que varie.
O fato é que se você fizer o exame de primeira classe diretp, ele já vai lançar pra você no sistema o de primeira classe e o de segunda classe.
"Mas Paiva, pô, isso é ótimo então", sim! Isso evita que você tenha 2 custos.
Vamos supor que você está com dinheiro pra fazer o Piloto privado...
"Estou com dinheiro pra fazer o teórico, fazer as horas práticas e daqui 01 ano...
Vamos supor, você vai pegar e vai ter que fazer o exame médico pra fazer o Piloto comercial, voar o Piloto comercial...
Ou seja, você vai gastar no período de um ano, Mil e cem com Mil e cem.
Você fazendo já o de primeira classe e lançando no sistema o de segunda classe na hora de você renovar você vai pagar cerca de 550 reais para revalidação.
Invés de você gastar 2.200 no período de 01 ano, você vai gastar 1.100 pra lançar os dois no sistema e depois só vai ficar revalidando de ano em ano o de primeira classe.
"Mas, Paiva, eu não tenho dinheiro para eu fazer as horas de voo no período de 01 ano..."
Sem problema. O seu exame de segunda classe vai estar válido por 05 anos.
Quando você... "ai, meu primeira classe venceu no período de 01 ano"...
Deixa vencer, sem problema nenhum, o seu Piloto privado estará válido.
Você pode voar.
Quando você for voar o de Piloto comercial é só revalidar ele.
É uma economia pequena, mas é uma economia.
Todo mundo que estuda Piloto privado, Piloto comercial pra ser Piloto, sabe que com qualquer ajuda de economia faz a diferença no seu curso.
Quando o aluno entra na sala de aula a gente já orienta a fazer assim.
Curtiu?
Tem alguma pergunta sobre o tema?
Deixa nos comentários ;)
Abraço!
Comments